Roberto Miranda

Barcelona, Spain
Eu Robertinho pseudônimo de Jose Roberto Alves Miranda, nasci em 1980 filho de mulher simples , cabeleleira de profissão, vivemos longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos,rica em motivos do cotidiano interior Brasileiro.Venho da cidade de Gargau,este pequeno lugar pra mim e sem duvidas um exemplo de Arcadismo vivo exaltação da natureza por isso o motivo de eu querer viver ali pra sempre, cresciescutando historias dos índios Gará e Guru e da moça bonita do mangue etc! Ate Hoje conheco pessoas que quando visito me ensinam a contar Una, duna, tena, catena, conta de índio!!! Seu Genaldo carangueijeiro!!! Eu aprendo logico e divido com voces ! rs sinto saudades de tudo e todos...minha familia ,meus amigos ,da comida ,da simplicidade ,de coisas pequenas mas com grande significados. BY ROBERTO MIRANDA

sábado, 18 de dezembro de 2010

Boas maneiras à mesa trazem boa saúde

Fazer um prato pequeno, sentar-se com postura, mastigar bem e devagar, comer com a boca fechada, não exagerar na bebida são dicas de etiqueta que não faltam em um livro de boas maneiras. As lições de etiqueta são para quem quer aprender a ter elegância durante uma festa ou jantar. Mas, os bons modos servem para as festas e para nosso dia-a-dia também pois, trazem bons hábitos alimentares e muita saúde.

Não exagerar na quantidade, além de ser muito educado, faz bem ao organismo. Sempre achamos que podemos comer muito e de tudo. Podemos sim experimentar de tudo, mas em pequena quantidade para não ter que apelar para os digestivos depois das refeições.

Comer lentamente, deixar “o garfo descansar” enquanto mastigamos é um excelente hábito que previne má-digestão e obesidade, pois enquanto saboreamos os alimentos nosso corpo tem tempo para produzir os sucos digestivos na quantidade certa e consegue selecionar aquilo que será aproveitado e o que será eliminado.

Comer com a boca aberta é um crime para professores de etiqueta. Para a saúde também é péssimo. Ao mastigar com a boca aberta engolimos ar, o que provoca flatulência, má-digestão e vontade constante de arrotar. O mesmo acontece quando exageramos na bebida junto com as refeições.

A postura pode ajudar ou estragar o trabalho do sistema digestivo. Aquela poltrona “confortável” do sofá que nos deixa com a coluna completamente torta é outro crime à boa digestão. Se a coluna vertebral está encurvada, por causa da poltrona ou da má postura causa alteração no tubo digestivo que sai de sua posição correta. O estômago fica pressionado e a comida fica retida por mais tempo no órgão. Já com a coluna ereta, os órgãos da digestão estarão na posição correta, facilitando a ação da gravidade em puxar a comida para baixo, completando seu trajeto de forma natural. Por isso, na hora de comer, mantenha a posição “empinada” e nada de comer na frente da TV!

Outra dica é a harmonia do ambiente, comer com calma e tranqüilidade. Nada de conversar sobre problemas, comentar as notícias ruins do dia, crimes, assassinatos, contas para pagar... Esses fatos nos causam estresse e provocam a liberação de hormônios que alteram a digestão. A adrenalina e o glucagon, por exemplo, hormônios liberados em momentos de medo, ansiedade, nervosismo, estacionam a digestão porque desviam a corrente sangüínea do estômago para outras partes do corpo, inibem a produção de sucos digestivos, aumentam o nível de glicose no sangue e mexem até com o intestino. Por isso, um bom ingrediente para todas as refeições é uma música agradável, contar boas notícias e, é claro, deixar a TV desligada. Os problemas serão resolvidos com mais facilidade se o almoço for bem digerido.