Roberto Miranda

Barcelona, Spain
Eu Robertinho pseudônimo de Jose Roberto Alves Miranda, nasci em 1980 filho de mulher simples , cabeleleira de profissão, vivemos longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos,rica em motivos do cotidiano interior Brasileiro.Venho da cidade de Gargau,este pequeno lugar pra mim e sem duvidas um exemplo de Arcadismo vivo exaltação da natureza por isso o motivo de eu querer viver ali pra sempre, cresciescutando historias dos índios Gará e Guru e da moça bonita do mangue etc! Ate Hoje conheco pessoas que quando visito me ensinam a contar Una, duna, tena, catena, conta de índio!!! Seu Genaldo carangueijeiro!!! Eu aprendo logico e divido com voces ! rs sinto saudades de tudo e todos...minha familia ,meus amigos ,da comida ,da simplicidade ,de coisas pequenas mas com grande significados. BY ROBERTO MIRANDA

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Proatividade=resolver um problema ou executar uma ação ,proatividade é sinônimo de iniciativa, de superar as expectativas iniciais.




Proatividade é a capacidade (ou o hábito) de se antecipar aos acontecimentos. É a atitude daquele que não espera chover para consertar o telhado e não tem medo de mexer no time que está ganhando.
A pessoa proativa toma a iniciativa de realizar alguma tarefa antes que seja cobrada por isso ou que outro perceba a necessidade. Ela está sempre analisando o seu ambiente e vendo o que pode ser feito para melhorar. É um conceito intimamente relacionado à iniciativa e contínuo aperfeiçoamento.

Brainstorming




Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O brainstorming (literalmente: "tempestade cerebral" em inglês) ou tempestade de ideias, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma actividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo - criatividade em equipe - colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados.

O método brainstorming

De autoria de Alex Osborn, foi, e é, por este e por seus seguidores, muito utilizada nos Estados Unidos da América, principalmente em áreas de relações humanas, publicidade e propaganda.
Dentre diversos outros métodos, a técnica de brainstorming propõe que um grupo de pessoas - de duas até dez pessoas - se reúnam e se utilizem das diferenças em seus pensamentos e ideias para que possam chegar a um denominador comum eficaz e com qualidade, gerando assim ideias inovadoras que levem o projeto adiante.
É preferível que as pessoas que se envolvam nesse método sejam de setores e competências diferentes, pois suas experiências diversas podem colaborar com a "tempestade de ideias" que se forma ao longo do processo de sugestões e discussões. Nenhuma ideia é descartada ou julgada como errada ou absurda. Todas as ideias são ouvidas e trazidas até o processo de brainwriting, que constitui-se na compilação ou anotação de todas as ideias ocorridas no processo de brainstorming, em uma reunião com alguns participantes da sessão de brainstorming, e assim evoluindo as ideias até a chegada da solução efetiva.
Quando se necessita de respostas rápidas a questões relativamente simples, o brainstorming é uma das técnicas mais populares e eficazes. Esta técnica vem sendo difundida e inserida ainda em diversas outras áreas, tais como educação, negócios, informática, Internet e outras situações mais técnicas.

Introdução

A técnica de brainstorming tem várias aplicações, mas é frequentemente usada em:
Desenvolvimento de novos produtos - obter ideias para novos produtos e efetuar melhoramentos aos produtos existentes.
Publicidade - desenvolver ideias para campanhas de publicidade.
Resolução de problemas - consequências, soluções alternativas, análise de impacto, avaliação.
Gestão de processos - encontrar formas de melhorar os processos comerciais e de produção.
Gestão de projetos - identificar objetivos dos clientes, riscos, entregas, pacotes de trabalho, recursos, tarefas e responsabilidades.
Formação de equipes - geração de partilha e discussão de ideias enquanto se estimulam os participantes a raciocinar e a criar: criatividade em equipe
Há 3 principais partes no brainstorming:
Encontrar os fatos,
Geração da ideia,
Encontrar a solução.
Da busca dos fatos na resolução de um problema existem duas sub partes:
Definição do problema,
Preparação.
Inicialmente, define-se o problema. Poderá ser necessário subdividir o problema em várias partes. A técnica de Brainstorming funciona para problemas que têm muitas soluções possíveis tal como a geração de ideias para o seu desenho.
Depois é necessário colher toda a informação que pode relacionar-se com o problema.
Geração de ideias por brainstorming.
Busca da solução. Avaliar e seleccionar as melhores ideias.

Princípios e Regras
O brainstorming clássico é baseado em dois princípios e quatro regras básicas:
Princípios
Os dois princípios são:
Atraso do julgamento
Criatividade em quantidade e qualidade
A maioria das más ideias são inicialmente boas ideias. Atrasando ou adiando o julgamento, é dada a hipótese de se gerarem muitas ideias antes de se decidir por uma.
De acordo com Osborn, o humano é capaz tanto do julgamento como da criatividade. Embora, a maioria da educação nos ensine apenas a usar o julgamento. Nós apressamos o julgamento. Quando praticamos o atraso do julgamento, permitimo-nos a nós próprios usar a nossa mente criativa para gerar ideias sem as julgar. Primeiro, não parece natural, mas depois tem as suas recompensas.
Quando geramos ideias, é necessário ignorar as considerações à importância da ideia, à sua usabilidade, à sua praticabilidade. Neste patamar, todas as ideias são iguais. É necessário atrasar o julgamento enquanto ainda não se terminou a geração das ideias.
O segundo princípio é relativo à quantidade e qualidade da criatividade. Quanto mais ideias forem geradas, será mais provável encontrar uma boa ideia. A técnica de brainstorming tira vantagem de associações que se desenvolvem quando se consideram muitas ideias. Uma ideia pode levar a uma outra. Ideias más podem levar a boas ideias.
Por vezes, não conseguimos pensar num problema enquanto não houver algumas respostas. Brainstorming dá-nos a hipótese de pôr as ideias que passam pela cabeça no papel, de maneira a conseguir obter as melhores delas.
Usualmente, as linhas de guia que se seguem são chamadas de regras. Devem ser seguidas como regras, embora sejam apenas linhas de guia ou de direcção.

Regras
As quatro principais regras do brainstorming são:
Críticas são rejeitadas: Esta é provavelmente a regra mais importante. A não ser que a avaliação seja evitada, o princípio do julgamento não pode operar. A falha do grupo ao cumprir esta regra é a razão mais crítica para que o sessão de brainstorming não resulte. Esta regra é aquela que primariamente diferencia um brainstorming clássico dos métodos de conferência tradicionais.
Criatividade é bem-vinda: Esta regra é utilizada para encorajar os participantes a sugerir qualquer ideia que lhe venha à mente, sem preconceitos e sem medo que isso o vá avaliar imediatamente. As ideias mais desejáveis são aquelas que inicialmente parecem ser sem domínio e muito longe do que poderá ser uma solução. É necessário deixar as inibições para trás enquanto se geram ideias. Quando se segue esta regra, cria-se automaticamente um clima de brainstorming apropriado. Isso aumenta também o número de ideias geradas.
Quantidade é necessária: Quanto mais ideias forem geradas, mais hipóteses há de encontrar uma boa ideia. Quantidade gera qualidade.
Combinação e aperfeiçoamento são necessários: O objetivo desta regra é encorajar a geração de ideias adicionais para a construção e reconstrução sobre as ideias dos outros.

Linhas de Direção

Embora, universalmente não haja linhas de direção aceitas para passos específicos a implementar numa sessão de brainstorming, as seguintes atividades principais são bastante típicas:
Desenvolver um enunciado para o problema.
Selecionar um grupo de 6 a 12 participantes.
Enviar uma nota aos participantes falando-lhes acerca do problema. Deverá ser incluído o enunciado do problema, o contexto, bem como algumas soluções e outras coisas que se revelem úteis para o caso.
Começar por escrever o problema num quadro visível a todos os elementos pertencentes ao grupo.
Falar, novamente, sobre as 4 regras principais do brainstorming.
Requisitar novas ideias aos participantes pela ordem pela qual estes levantam a sua mão. Apenas uma ideia deve ser sugerida em cada momento.
Ter um gravador, ou uma secretária de maneira a que se possa escrever e tomar nota das ideias.
A sessão deve durar cerca de 30 minutos. Não se deve durar quatro horas!
Seleccionar um grupo para avaliação de três a cinco pessoas.
Fornecer ao grupo a lista de ideias e dizer-lhes que sugiram e selecionem as melhores ideias.
Fornecer ao grupo original um relatório com as ideias selecionadas pelo grupo de avaliação e requisitar a submissão de quaisquer ideias adicionais estimulada pela lista.
Dar a lista final de ideias à pessoa ou grupo de trabalho do projecto.

Composição do grupo
A maioria dos grupos de brainstorming são constituídos por três elementos:
O líder.
Os membros.
Um secretário.
Devem ser escolhidas pessoas que tenham alguma experiência com o problema em causa. É necessário não misturar os chefes com os trabalhadores. Devem escolher-se pessoas que estejam no mesmo patamar da hierarquia na organização. A maioria das pessoas não se consegue libertar nem ser suficientemente criativo diante do seu chefe.
O líder de grupo deve ser familiar com o processo de brainstorming e ter facilidade em manter-se relaxado, e numa atmosfera descontraída.
O secretário deve ter facilidade na escrita rápida. Este vai ter que tomar nota de uma numerosa lista de ideias que vão ser geradas. As ideias não têm, necessariamente, de ser escritas exatamente da mesma forma que são ditas. O nome da pessoa que sugere as ideias não deve ser anotado, já que o anonimato encoraja a liberdade de expressão.
Brainstorming é uma boa forma de pensar e um bom caminho a seguir para a criação de um novo slogan para um produto, ou para um novo tema para uma campanha.
Esta é uma boa forma de pensar e de encontrar ideias para uma história de um jornal ou para uma coluna de uma revista.
Deve utilizar-se esta técnica para problemas que tenham um final em aberto.
Como em todas as técnicas criativas, o problema deve ser descrito em termos específicos para que ideias específicas possam ser geradas. Generalidades, mesmo as mais brilhantes, são raramente as soluções mais criativas.
Um problema de brainstorming deverá ter um grande número de possíveis soluções. A resposta nunca é demasiado restrita.

Avaliação do Grupo

Enquanto um grupo típico de brainstorming deverá conter desde seis a doze pessoas, o grupo de avaliação deve conter, exatamente três, cinco ou sete pessoas. Usando um número ímpar eliminam-se as possibilidades de empate quando é efetuada a votação das possíveis soluções.
Esta situação também ajuda quando é procurado um consenso ao invés da votação.
A composição dos membros desse grupo pode variar. Poderá consistir em pessoas que faziam parte do grupo de geração de ideias, ou na combinação de pessoas deste grupo com pessoas externas, ou de um grupo completamente novo de indivíduos.
Utilizar as mesmas pessoas poderá ter a vantagem de assegurar a familiaridade com o problema, enquanto o uso de um grupo de pessoas externas ao grupo original pode ter o benefício da maior objetividade.
A tarefa do grupo de avaliação é a de avaliar todas as ideias e selecionar as melhores para uma possível implementação ou estudo adicional. Depois do líder do grupo receber a lista de ideias do secretário, as ideias devem ser editadas em seguida, deve-se certificar e verificar que elas estão descritas claramente e estão concisas. As ideias devem ser organizadas segundo categorias lógicas (usualmente, estas categorias vão de cinco a dez) e apresentadas ao grupo de avaliação para revisão. É possível tornar este processo mais fácil e prático utilizando uma checklist organizada segundo determinados critérios como a simplicidade das ideias, menos custosas em termos de tempo e capital, e outros termos similares. O grupo de avaliação deve verificar as melhores ideias de forma a sujeitá-las a testes práticos.

Brainstorming Individual

A técnica de brainstorming é a clássica técnica criativa de um grupo. De qualquer forma, muitas pessoas adaptaram o brainstorming e usam-no como uma técnica criativa individual.
Isto significa que é sempre possível realizar uma sessão de brainstorming a qualquer altura - e quantas vezes for necessário - sem dinheiro, tempo despendido a organizar um grupo de pessoas. De fato, muitos indivíduos podem encontrar mais criatividade sozinhos do que fazendo parte de um tradicional grupo de brainstorming. Aliás, a liberdade de estar sempre disponível para um brainstorming individual é incrivelmente fácil de atingir.

Condições em que pode ser necessária a realização de um brainstorming individual
Trabalha-se sem cooperação, sozinho.
Trabalha-se sem cooperação, e emprego por conta própria.
Não há disponibilidade para uma sessão em grupo.
As pessoas que o rodeiam não gostam de sessões de brainstorming.
As pessoas que o rodeiam não seguem as regras do brainstorming.
É demasiado dispendioso e caro para si a realização de uma sessão.
O problema é demasiado pequeno para justificar a reunião de um grande conjunto de pessoas.
Quando se utiliza o brainstorming individual, pode ser de grande ajuda o uso de mapas mentais ou semanticmaps para organizar e desenvolver as ideias.

]Brainstorming na educação

A técnica de brainstorming não é uma atividade exclusiva de um ambiente empresarial: pelo contrário, na escola pode ser uma técnica muito importante na educação dos estudantes. Este grande ou pequeno grupo de atividade encoraja as crianças a manterem-se focados num tópico e contribuir para uma fluidez de ideias em liberdade.
O professor pode começar por propor uma questão ou problema, ou introduzindo um tópico. Os estudantes, depois expressam e divulgam as possíveis respostas e soluções, palavras, expressões ou ideias relevantes.
A contribuição é aceita sem críticas ou julgamento. Inicialmente, alguns estudantes podem mostrar-se relutantes em falar e revelar as suas ideias no grupo formado, mas o brainstorming é uma atividade de partilha que encoraja os alunos a participar.
Expressando ideias e ouvindo o que é dito pelos outros, os estudantes podem ajustar o seu conhecimento e compreensão anterior, acomodando a nova informação aumentando os seus níveis de atenção.
Os professores ou educadores devem enfatizar a importância de ouvir ativamente os outros participantes durante esta sessão. Os estudantes devem ser encorajados a ouvir com atenção, e educadamente a contribuição dos seus colegas de classe, dizendo aos professores que não o conseguem ouvir perfeitamente e pensando em diferentes sugestões e respostas a compartilhar.

Jardim diferente - Uma horta vertical




Um jardim vertical desenvolvido pelo designer Xavier Calluaud se assemelha a um armário. Cada prateleira é na verdade um compartimento em que diversos tipos de plantas podem ser cultivados.

Faça uma horta sem a necessitadade de um grande e espaçoso jardim. Urb Garden, como foi nomeado o projeto, permite o cultivo de vegetais em locais em que antes isso seria inimaginável.

"Uma horta vertical para o jardineiro urbano". Esse é mais ou menos o slogan da invenção que pode também servir de jardim interno para a casa.

DITADOS POPULARES ENGRAÇADOS




DITADOS POPULARES ENGRAÇADOS

Às vezes é melhor ficar quieto e deixar que pensem que você é um idiota do que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida.

Antes tarde do que mais tarde.

O salário-mínimo deveria se chamar gorjeta máxima.

Se um homem bate na mesa e grita, está impondo controle. Se uma mulher faz o mesmo, está perdendo o controle.

Onde há fumaça, há FEBEM.

Eu queria morrer como o meu avô, dormindo tranqüilo, e não gritando desesperadamente, como os quarenta passageiros do ônibus que ele dirigia!

Quantos guarda-chuvas você já perdeu? Quantos você já achou? Para onde será que eles vão?

Diga-me com quem andas que eu te direi se vou contigo.

O pior cego é aquele que não quer ver, não quer comer, não quer trabalhar, enfim, não quer fazer p… nenhuma!!

Porque ‘já’ quer dizer agora, e ‘já, já’ quer dizer daqui a pouco?

Que contradição: para desligar o computador clica-se no menu ‘iniciar’.

O sonho acabou, mas ainda tem pão doce!

Canela: dispositivo para encontrar objetos no escuro!

Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam… Não é bonito, mas é profundo.

Chocolate não engorda, quem engorda é você!

Mate-se de estudar e serás um cadáver culto.

Não sou um completo inútil… Ao menos sirvo de mau exemplo.

Errar é humano. Colocar a culpa em alguém, então, nem se fala.

O importante não é saber, mas ter o telefone de quem sabe!

Não leve a vida tão a sério, afinal ninguém sairá vivo dela.

Deixei a bebida. O ruim é que não lembro onde.

Existe um mundo melhor, mas é caríssimo!

A mulher que não tem sorte com os homens não sabe a sorte que tem.

Trabalhar nunca matou ninguém, mas… Por que arriscar?

Há duas palavras que abrem muitas portas: Puxe e empurre.

Manias de Pobre!!!



MANIAS DE POBRE

Tomar cerveja em copo de requeijão.

Esquentar a ponta da "BIC" para ver se ela volta a funcionar.

Andar pendurado na porta do ônibus.

Lamber a tampa metálica do Iogurte.

Colocar "BOMBRIL" na antena da TV.

Colocar biquíni e tomar sol na laje ou atrás da casa.

Correr atrás do guarda-sol na praia gritando "pega, pega!".

Entrar na loja perguntando os preços para o vendedor e dizer que: "Só estou dando uma olhadinha...".

Fazer jogo de futebol com times "camisa" e "sem camisa".

Ficar balançando lâmpada queimada para ver se ela volta a funcionar.

Aproveitar garrafa plástica de refrigerante e colocar água na geladeira.

Secar tênis e roupa molhada atrás da geladeira.

Receber visita e mostrar a casa toda.

Comprar carro novo e não tirar o plástico dos bancos só pra dizer que é novo.

Amarrar cachorro com fio de luz.

Lamber ponta de borracha para apagar o erro.

Correr a casa inteira com chinelo na mão atrás da barata.

Usar pregador de roupa para fechar sacos de arroz, biscoitos, açúcar.

Jogar algodão na árvore de natal para dar efeito de neve.

Passar cuspe no cotovelo ressecado para amaciar.

Guardar sobras de sabonete para depois fazer uma bola só.

Convidar os amigos para o churrasco no seu aniversário e mandar cada um trazer uma coisa.

Consertar tira de sandália havaiana com grampeador.

Dançar lambada com a sogra, passar uma rasteira na velha e mandar para o vídeo-cassetada.

Enfeitar a estante da sala com lembrancinhas de casamento.

Passar fio dental e depois cheirar pra ver se o dente está podre.

Tirar cera do ouvido com a chave do carro ou com a tampa da caneta.

Fazer barra da calça com fita crepe.

Sair correndo e se matar pra pegar o ônibus que já está saindo do ponto.

Subir na laje pra mexer na antena e ficar gritando lá de cima: "Melhorou?".

Entrar na loja de R$ 1,99 e querer achar um presente legal.

Ir ao restaurante, antes de pedir a comida perguntar se aceita Ticket.

Quando não tem soda limonada ou fanta colocar suco de limão ou suco de laranja em água gasosa.

Colocar água na tinta para render mais ( sintoma dos condomínios )

Usar calculadora no supermercado.

Checar a pilha do walk man para ver se estar acabando.

Usar papel higiênico nos dois lados.

Fumar resto de cigarro.

Só tomar banho de Sábado.

Desgravar e gravar fita cassete 15 vezes com o mesmo filme.

Enrolar controle remoto com saco plástico e preso com durex.

Pagar conta de supermercado com 5 cheques predatados.

Tirar ranho do nariz e colocar de baixo da mesa e raspar com a unha quando estiver ressecado.

Tirar sujeira da unha com ponta de lapiseira.

Tomar banho com leiteira ou caneca.

Colocar pilha no freezer para ver se recarregar

Trocar o lado da pilha para ver se funciona.

Virar ao avesso a cueca que esta suja para reaproveitar.

Negar sintomas de pobreza.

Fazer chocalho com arroz com latas de alumínio.

Reaproveitar copos descartáveis.

Limpar a boca suja de comida na toalha da mesa.

Soltar bafo ou cuspir na lente do óculos para limpá-la

Ficar fingindo que está falando no celular, mas na verdade é uma máquina fotográfica aberta.

Escrever carta em papel-toalha

Reaproveitar saco de lixo

Guarda bijuterias em latas de alumínio

Enrolar o caixa do MC DONALDS para ganhar o MC COOKIES

Tirar o escapamento do carro para fazer barulho

Chamar coalhada de Iorgute

Jogar jogo de futebol com latinha de alumínio amassada

Jogar lixo em saco de supermercado

Limpar chão com roupas velhas

Prender a lista de supermercado na geladeira com ímã de pizzaria

Derramar perfume na privada para substituir o desinfetante

Levar marmita para a escola na mochila

Voltar fita de vídeo ou áudio no dedo para economizar luz

Usar foto de raio "X" ou filme de câmera para ver o eclipse do sol

Abrir o tubo de pasta dentária e raspar o "restinho" com a escova.

Guardar colheres sujos daquela festinha, para serem usados no outros anos seguintes

Usar as "HORAS GRÁTIS" dos provedores de Internet e depois mudar

Comprar o almanacão da Mônica só para ficar com o chaveirinho

Pular 2 horas de carnaval com o mesmo copo de uísque na mão e não deixar ninguém experimentar para não perceberem que é guaraná.

Cheirar inseticida para ficar tonto, dizer que é lança perfume.

Aparece na TV chorando de saudades porque o carnaval acabou.

Deixar a namorada em casa , para freqüentar ensaio de escola de samba.

Esperar o carro passar para ficar dando banho de seringa.

Entrar um mendigo na avenida pedindo trocado e ganhar premio na fantasia na categoria originalidades.

Usar guarda-chuvas como protetor solar.

Usar aqueles guardas-sol escrito " Cerveja SKOL essa desse redonda ".

Sair do mar de chinelo para não queimar o pé na areia quente.

Fazer garipo na beira do mar, para se acha: aliança, anel etc.

Colocar palito de dente no pino da panela de pressão para evitar vazamento.

Colocar casca de ovo no Xaxim da Sambabaria para servi de adubo e espantar formigas.

Pegar pó de café usado colocar no sol para secar e usar de novo.

Assinar TV a cabo para assistir: Ratinho, Hebe , Leão Livre.

Esperar a esposa dormir para ver "SEX TIME"

Alugar sapatos para usar com esmoquem emprestado.

Ser substituído durante a partida de futebol e antes de descer pro vestiário ter que emprestar chuteira por substituto jogar.

Escovar os dentes no tanque de lavar roupa.

Ter um fusca, e colocar a chave num chaveiro da Ferrari.

Colocar o nome no filho de Washigton.

Ir em festa de criança e levar salgadinho escondido na bolsa.

Guardar o resta da pizza para comer no café da manhã.

Passar várias vezes para pegar amostra grátis no supermercado.

Fingir que esta prestando vestibular para ganhar Bliss.

Conectar a Internet exatamente a 00:01 por ser mais barato.

Andar com o janela do carro fechada no dia mais quente do ano, para pensarem que o carro tem ar-condicionado.

Pindurar bonequinho dos Teletubbies dentro do carro.

Fazer compras de natal no Camelô.

Pindurar cartão de natal na arvore de natal.

Ter galinha em casa.

Esquentar o pão feito na semana passada no microondas e falar pras visitas: "Acabei de comprar, ta quentinho"

Não deixar o moleque pegar o brigadeirinho no meio da festa e falar: "Não tá na hora"

Comprar espelho de banheiro com borda laranja.

Achar que quem tem mobylette é boy.

Ir na avenida de bicicleta, ficar encostado num carrão, só pra meninas pensarem que é o carro dele.